Vilma Matos
 
 

 

 
MARIA VILMA MATOS PEIXOTO
          A nossa visita virtual de hoje é a Fortaleza, Estado do Ceará (Brasil). Combinámos a entrevista com a nossa querida amiga, MARIA VILMA MATOS PEIXOTO, num bar não muito longe da Praia de Iracema. Logo que nos encontrámos, perguntámos à nossa entrevistada : - Vilma, e se, de repente, lhe oferecerem flores, isso era ... ? A nossa amiga sorriu e respondeu : - “Olha Carlos, seria maravilhoso !”. Oferecemos uma linda rosa vermelha e começámos a entrevista : - Para você, Deus existe ... ?: -“Se eu existo, portanto, creio que existe um ser superior que comanda tudo e todos”. – Qual foi o maior desafio que aceitou até hoje ... ?: -“Continuar sendo feliz num mundo cheio de conturbações em que vivemos”. – Qual o cúmulo da beleza, e, da fealdade ... ?: -“Beleza, seria a não destruição do nosso Planeta, em nome do progresso e da modernidade; da fealdade, a decadência dos valores humanos”. – O dia começa bem, se ... ?: -“Se acordo bem e me sinto saudável”. – Que influência tem em você a queda da folha e a chegada do frio ... :-“ Renovação, tanto em mim como na Natureza”. – O arrependimento mata ... ?: -“Matar não mata, só maltrata”. – As piadas às louras são injustas ... ?: -“Claro que são ! minha filha é loura mas também é inteligente”. – Qual a personagem que mais admira ... ?: -“Jesus Cristo”. – Quais os seus passatempos preferidos ... ?: -“Ler, escrever, estudar línguas e visitar amigos”.
– Quando a Vilma era criança ... ?: -“Era manhosa e carinhosa como hoje ainda sou”. – Qual a sua melhor qualidade, e, seu maior defeito ... ?: - “Qualidade, ser sensível e carinhosa ; maior defeito, é ser impulsiva”. – Qual a característica que mais aprecia em si, e, nos outros ... ?: -“Em mim, o auto-controlo de minhas emoções; nos outros, nos outros, a inteligência e a sensibilidade”. – Como é que a Maria Vilma se auto-define ... ?: -“Como uma pessoa autêntica e persistente na busca de seus ideais”. – Como vai você de amores ... ?: -“Maravilhosamente, bem ! Tenho uma filha de 14 anos que é para mim, a mais perfeita obra de arte, a razão maior do meu viver”. – De que mais se orgulha ... ?: -“De ser mãe”. – Uma imagem do passado que não quer esquecer no futuro ... ?: -“O nascimento de minha filha”.
– Que género de filme daria sua vida ... ?: -“Olha Carlos, nunca pensei nisso. Mas a minha vida, para mim, é preciosa demais e não gostaria de a expor numa bobine de fita”. – Que vício gostaria de não ter ... ?: -“Falar demasiadamente. Como o Carlos já teve ocasião de verificar, eu adoro falar”.
Fizemos aqui uma pausa para o almoço. A nossa querida entrevistada e amiga, levou-nos a um restaurante do Centro Comercial Dragão do Mar. Encomendámos “Macarronada”, acompanhada por várias saladas e, água para a dama e vinho tinto do Sul do Brasil para o cavalheiro. Durante a refeição, a Vilma foi-nos falando do Brasil e sobretudo de Fortaleza e do Ceará : - “No Brasil existem três governos diferentes, mas que se completam : - O Governo federal, o Estadual e o Municipal, portanto, os governantes não são livres para fazerem o que bem desejam, pois existem leis. Por exemplo, as leis municipais são interpretadas pelos vereadores, que têm o dever de cuidar do bem-estar da população local. (...) Em Fortaleza, podemos encontrar a estátua da índia Iracema, sita na praia do mesmo nome; o Museu da Universidade Estadual do Ceará; Praça do Ferreira e de José de Alencar; Parque do Cocó e outros. Fortaleza teve sua origem na construção do Forte de São Sebastião, na Praia da Barra do Ceará. O mesmo foi tomado pelos holandeses (os seus alicerces se encontram soterrados). Os holandeses por sua vez, construíram o Forte de Shoonenborg, onde hoje funciona o Paço Municipal. Depois foi tomado pelos portugueses, sendo este Forte considerado como o início de Fortaleza (1817). Em 13 de Abril de 1826, Fortaleza é elevada a vila”.
Depois do almoço, ficámos neste Centro Comercial, mas sentados numa esplanada, onde fizemos a parte final da entrevista: - Vilma, o que é para você o termo Esoterismo ... ?: -“Para mim, são crenças ilusórias”. – Acredita na reencarnação ... ?: -“Claro, sou espírita”. – Acredita em fantasmas ou em “almas do outro mundo” ... ?: -“Almas somos nós espíritos encarnados e almas seria fantasmas para outras crenças religiosas”.
– O Imaginário será um sonho da realidade ... ?: -“Veja Carlos, sonho para os espíritas significa desdobramento durante o sono, onde pode ser realizadas visitas a seres encarnados ou desencarnado”. – Acredita em histórias fantástica ... ?: -“Não. Essa ideia não me atrai”. – A Cultura será uma botija de oxigénio ... ?: -“A cultura é essencial. Para mim, até me ajuda a respirar”. – Que livro anda a ler ... ?: -“O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec”. – Autores e livros preferidos ... ?: -“Autores, entre outros, José de Alencar, Machado de Assis e uma grande infinidade doutros; Livros, como os mais preferidos, “Helena” e “Escrava Isaura”, etc, etc. “. – Música e autores preferidos ... ?: -“A Montanha” e “Você é Linda” (etc), autores os meus mais preferidos são o Roberto Carlos e o Caetano Veloso, etc, etc.”. – O filme comercial que mais gostou ... ?: -“Olha Carlos, são tantos que seria injusto destacar algum”. – Para terminar, vamos falar na sua obra literária ... ?: -“A Musa Real” (poemas) e “Mulher” (em prosa) e várias colaborações”.
Assim falámos de: MARIA VILMA MATOS
PEIXOTO.
Nascida a 18 de Novembro de 1962. Profissionalmente é Eletricitária.
 

CONQUISTADOR
É a conquista intuito
Ou o único interesse
É simplesmente satisfazer
O machismo barato
Que ao homem dá tanto prazer ?

O olhar fulminante alcança mocinhas
Nem sempre inocentes
Preferindo as experientes
Que é manos complicado.
É um homem inteligente !

Quanto as demais ...
Procura manter a distância
Usa somente o olhar
Que funciona como um raio
Ou como radar.

Quem chegou perto
A impressão foi adversa
Parecia tranquilo, quieto
E magoar !
Nem era seu intento.

As palavras proferidas
Soavam como sussurros
Contavam histórias de amor
E quem o ouvia, imaginava
Ser ele, um conquistador.


Formato de Carlos Leite Ribeiro – Marinha Grande – Portugal

 

 

Envie esta Página aos Amigos:

 

 

                                      

 

 

Por favor, assine o Livro de Visitas:

 

 

 

 

Todos os direitos reservados a Carlos Leite Ribeiro
Página criado por Iara Melo
http://www.iaramelo.com