Silvane Saboia
 

 

 

 
 
SILVANE  ALVES  de  PAULA  PESSOA  SABOIA
          É sempre agradável voltar a Fortaleza, rever e abraçar os amigos como a Nilze, o Raymundo, a Vilma, a Lena, e uns tantos outros. Mas desta vez, estávamos ali para entrevistar a SILVANE  SABOIA. Combinámos a entrevista para um bar do Shopping Dragão do Mar: - Silvane Saboia, qual o seu maior defeito ... ?: - “Olha Carlos, é a teimosia !”. Tínhamos começado bem a entrevista, pois nunca pode haver só um teimoso. Quando fizemos a segunda pergunta : - E a sua melhor qualidade ... ?  Sorriu antes de responder: - “É saber perdoar !”. – E os seus passatempos preferidos ... ?: -“Praia, música, internet, imagens (infografia)”. – Qual a característica que mais aprecia em si, e, nos outros ... ?: -“Em mim, acho que é difícil responder ... Acho que é ter paciência com as pessoas; nos outros, aprecio a alegria ... sorriso no rosto ... o perdão”. – O arrependimento mata ... ?: -“Olha que tenho poucos arrependimentos ...”.  – Qual a personagem que mais admira ... ?: -“Gandhi”.  – Que vício gostaria de não ter ... ?: -“Olha, o mesmo do teu: fumar. Carlos, já pensaste que estamos aqui a fumar e poluir o ar ? E a obrigar outras pessoas que não fumam, a suportar o fumo e o cheiro do tabaco ? Temos que dar um jeito neste vício”.  – Para ti, as piadas às louras são injustas ... ?: -“Claro que são ... mas também são engraçadas ... (rsss)”.  – O dia começa bem para você, se ... ?: -“Eu poder ficar em casa com calma ...”.  – Que influência tem em si a queda da folha e a chegada do frio ... ?: - Aqui, em Fortaleza, não sentimos muito esta situação. Mas a nostalgia inspira-me um pouco”. – Uma imagem do passado que não quer esquecer no futuro ... ?: -“As viagens à fazenda do meu pai ...”. – Qual foi o maior desafio que a Silvane Saboia aceitou até hoje ... ?: -“Crescer, crescer ... a cada dia ...”.  – Quando você era criança ... ?: -“ Lia muito ... tinha coleção de bonecas ... gostava muito de fazer desenhos ...” – E agora, como se auto-define ... ?: -“Mulher, mãe, poeta e sonhadora”. – Como vai você de amores ... ?: -“Sonhando ...”. De que mais se orgulha ... ?: -“De meus amigos ... da poesia ... de meus pais ... de meus filhos ...”. – Qual o cúmulo da beleza, e, da fealdade ... ?: -“A maior beleza, é o sorriso de meu filho ... ; da fealdade ... a maldade ... a inveja ...”. – Que género de filme daria sua vida ... ?: -“Romântico ... mas também drama ...”. – E a última pergunta antes do almoço :- Silvane, e se, de repente, lhe oferecerem flores, isso é ... ?: -“ Olha Carlos, já vi que você tem aí uma linda rosa que, presumo que seja para mim ... o que eu considero uma delicadeza !”.
          Fomos comer uma picanha de camarão, acompanhada por cerveja fresca, a um restaurante perto da Fortaleza. Durante o percurso, a nossa simpática entrevistada foi divagando sobre a sua terra : -“Fortaleza / Ceará ... Olha como a cidade é linda à beira mar ... o mar para mim e suas praias fazem de Fortaleza um lugar especial ... pescadores ... gente hospitaleira ... Forte Fortaleza e grandes histórias como a de Bárbara de Alencar ... José de Alencar ...”.
          Naquele restaurante que se vislumbrava um cenário paisagístico maravilhoso, fizemos a última parte da entrevista : -O que é para a Silvane, o termo Esoterismo ... ?: -“Olha que não estou bem dentro desse assunto ...”. – Acredita na reencarnação ... ?: -“Não ...”.  – Acredita em fantasmas ou em “almas do outro mundo” ... ?: -“Não ... mas não durmo no escuro ... (rss)”. – O imaginário será um sonho da realidade ... ?: -“ A realidade será um sonho ?...”.  – Acredita em histórias fantásticas ... ?: -“Sim”. – Para a Silvane, Deus existe ... ?: -“Tento acreditar todo o santo dia ... e se ele existir ... vai me entender ...”. -  Respondendo à tua pergunta, te direi que sou “viciada” em Florbela ... sempre”.  – Quais os autores e livros preferidos ... ?: -“Florbela ... Fernando Pessoa ... Lord Byron ... Castro Alves … Augusto dos Anjos ... e tantos, tantos outros ...”.  – Música e autores preferidos ... ?: -“Chico Buarque ... Nancy Wilson (interprete maravilhosa) ... Etta James ... Jazz … Blues …’’.  – O filme comercial que mais gostou ... ?: - “Vi tantos que tenho dificuldade de destacar um”. – Para finalizar, vamos falar da sua obra literária ... ?: -“Tenho muitas poesias pelo mundo da internet e um livro virtual : ”Mil Mulheres”. Mas podem ler escritos meus em www.silvane.hpg.ig.com.br “.
          E, assim falámos de: SILVANE  ALVES  de  PAULA  PESSOA  SABOIA
          Nascida a 30 de Novembro de 1953. Profissionalmente, é Designer Gráfico.
 

RESTOS DE SONHOS
 
Hoje vou plantar novas sementes
matarei as ervas daninhas da tristeza
que enfeiam o meu jardim..
Plantarei sementes de esperança..
flores alegres como  a criança
 que ainda existe em mim..
 
Vou plantar a espera de uma grande amor..
plantar flores para o beija-flor..
semear de coisas lindas
de se vêr...
Limpar as dores
deixar só flores
no meu viver...
Cavar a terra
adubar de muita fê..
são sementes boas
que a vida me deu..
Flores tão lindas
pétalas brancas
das lembranças
dos sonhos  meus...
 
Chamarei o meu jardim
de resto de sonhos...
e espero que vá florir..
e cada sol abençoado
neste jardim amargurado
flores lindas irão surgir..
 
Um jardim bem diferente
com sementes da ilusão
espero que ele cresça
pois as lágrimas do meu rosto
o regarão!


Formato de Carlos Leite Ribeiro – Marinha Grande – Portugal

 

 

Envie esta Página aos Amigos:

 

 

                                      

 

 

Por favor, assine o Livro de Visitas:

 

 

 

 

Todos os direitos reservados a Carlos Leite Ribeiro
Página criado por Iara Melo
http://www.iaramelo.com