Neida Rocha
 
 

 


          Mais uma vez a caminho de Blumenau a terra do nosso querido amigo Tchello de Barros. Fica no Estado brasileiro de Santa Catarina, e sua economia baseia-se na indústria de confecções, cristais, lacticínios, minerais não metálicos e têxteis. Mas desta vez não íamos ter o prazer de entrevistar novamente o nosso amigo, mas sim a NEIDA ROCHA WOBETO .
Tínhamos combinado a entrevista para a Cervejaria Continental, mesmo na beira do Rio Itajai-Açú, lugar lindo onde se pode avistar as capivaras na beira do rio. Quando chegámos já a nossa entrevistado nos esperava numa mesa da cervejaria. Para melhor arranjar ambiente para a entrevista, a Neida começou a falar da sua cidade: -“Esta cidade foi fundada por colonizadores alemães, que mantém ainda as tradições germânicas. Realiza-se uma vez por ano a Oktoberfest (Festa Alemã) e, durante um período de 17 dias realizam-se desfiles das tradições, e entre os participantes destacam-se os clubes de Caça e Tiro”. Estava na altura de colocarmos a primeira questão à nossa simpática entrevistada ... ?: - Neida, para você Deus existe ... ?: -“Não. Deus É Deus É TUDO (os homens é que tentam dar rótulos para Deus)”.
– O que é para você o termo Esoterismo ... ?: -“É o estudo das leis metafísicas, o que não pode ser explicado pela ciência. Particularmente adoro astrologia, tarot, feng shui, entre outros”. – Acredita na reencarnação ... ?: - “Não só acredito como tenho convicção disso”. – E acredita em fantasmas ou em “almas do outro mundo” ... ?: -“Sim, mas elas somente “aparecem” se estiveres vibrando na mesma faixa de energias delas”. – O Imaginário será um sonho da realidade ... ?: -“Não. A realidade é um sonho da imaginário, pois este nosso mundo físico é a ilusão e mundo psíquico é o real”. – Acredita em histórias fantásticas ... ?: -“Com certeza, tanto nas verdadeiras como nas “criadas”, porque muitas vezes essas são consequência de uma experiência psíquica que não nos damos conta”. – Para você o que é o cúmulo da beleza, e, da fealdade... ?: -“Amar a si mesma. Da fealdade, exigir que os outros a ame”. – Que vício gostaria de não ter ... ?: - “Estalar os dedos”. – Qual seu maior defeito e qual a sua melhor qualidade ... ?: -“Defeito, a intolerância (com os outros e comigo mesma). Qualidade ... sensibilidade”. – Qual a característica que mais aprecia em si ... ?: -“Pionismo”. – E nos outros ... ?: -“Respeito ao máximo”. – O arrependimento mata ... ?. – “Se a pessoa se arrepender do que não fez, sim e jamais devemos nos arrepender do que fizemos e sim do que não fizemos”. – De que mais se orgulha ... ?: -“Da minha criatividade”. – Qual a personagem que mais admira ... ?: -“Neida Rocha Wobeto (a personagem da minha própria vida)”. – Uma imagem do passado que não quer esquecer no futuro ...?: -“Esqueci ...”. – Qual foi o maior desafio que aceitou até hoje ... ?: -“Fazer faculdade aos 45 anos”.
– Seus passatempos preferidos ... ?: -“Assistir filmes e usar o computador”. – O dia começa bem se ... ?: -“Durmo bem”. – Que influência tem em si a queda da folha e a chegada do frio ... ?: -“Péssima. Não gosto de passar frio”. – Quando você era criança ... ?: -“Achava que a minha vida era um filme e que eu teria um final feliz”. – Neida, como vai de amores ... ?: -“Eu não vou, os amores é que vão”. – Como se auto-define ... ?: -“Metida, Versátil, Dinâmica, entre outras coisas”.
– Que género de filme daria sua vida ... ?: -“Aventura, romance, drama, entre outros”. E se, de repente, lhe oferecerem flores, isso é ... ?: -“Demonstração de carinho e admiração”. Estava na altura de dar alimento ao estômago, pois a fome já incomodava um pouco. Depois de um Campani, umas massas, filé de peixe, acompanhado pelo bom e suave vinho do Sul do Brasil. Depois do estômago aconchegado enquanto bebíamos o cafezinho, continuámos com a entrevista: - Neida, as piadas às louras são injustas ... ?: -“Carlos, piadas são piadas”. – Mudando de assunto: A Cultura será uma botija de oxigénio ... ?: -“Não. A cultura é o ar (solto e pertencente a todos) a botija é muito limitada”. – Que livro anda a ler ... ?: -“Acabei de ler “Xangô”, de Baker Street. Estou lendo “Descrever o escrever – Como se Aprende a Escrever” (para um trabalho da Faculdade). Autores e livros preferidos ... ?: -“Sou viciada em ler, mas um dos melhores livros que já li foi “Iniciação”, de Elisabeth Reich”. – Música e autores preferidos ... ?: -“Gosto de samba, MPB, bolero, música clássica e new age. Gosto de Alcione, Roupa Nova, Elimar Santos, Enya, e tantos outros”. – O filme comercial que mais gostou ... ?: -“Carlos, bota aí quatro: “Ghost” – “O Outro Lado da Vida” – “Sexto Sentido” – “Amor Além da Vida”. – Fale-nos de sua obra literária ... ?: - “Contronicoas” – Contos e Crónicas – e também participei em Antologias e Coletâneas (cerca de 20). Estou com um projecto que se chama “Senti(Mo)Mentos” (poemas) , para muito em breve”.
Assim falámos de: NEIDA ROCHA WOBETO

www.expressoes.com.br/poesia/poesia50.htm
www.expressoes.com.br/poesia/poesia51.htm
www.expressoes.com.br/poesia/poesia52.htm
www.expressoes.com.br/poesia/poesia53.htm

Nascida a 01-02-1954 (Aquário com ascendente em Peixes). Está fazendo o Curso de Letras (inglês) na FURB (4ª fase), escritora, poetisa, bruxa, entre outras coisas.


Formato de Carlos Leite Ribeiro – Marinha Grande – Portugal

 

 

Envie esta Página aos Amigos:

 

 

                                      

 

 

Por favor, assine o Livro de Visitas:

 

 

 

 

Todos os direitos reservados a Carlos Leite Ribeiro
Página criado por Iara Melo
http://www.iaramelo.com