Angela A. Mirandola Nassim
 

 

 

 
(LYNN)
          Aproveitando a nossa estada em São Paulo, demos um salto até Piracicaba, município deste Estado, onde a indústria açucareira é a maior da América do Sul. Íamos entrevistar uma das mais antigas e queridas amigas do “cá estamos nós”, a ANGELA A. MIRANDOLA NASSIM (conhecida por Lynn)  trazida ela pela querida amiga Márcia Leite, na altura também a Asta Vonzodas, a Frô e outros também aderiram ao projecto.
Depois de percorrer cerca de 160 Km, com a Viação Piracicabana, chegámos à entrada de Piracicaba, onde se situa os jardins da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luíz de Queiroz), com amplos gramados, caminhos, e bancos – um lugar paradisíaco !. Foi aqui que combinámos a entrevista. Quando a entrevistada chegou, já estávamos a começar o cabeçalho da entrevista, o que logo a Lynn nos disse: - “Rapaz, não estejas pra aí a inventar, pois eu é que quero responder a tuas perguntas !”. Já mais calma e desculpando-se com a tão decantada “a culpa do meu atraso deve-se ao trânsito ...), Começou por enaltecer as belezas naturais do parque onde estávamos, depois falou no Horto Florestal de Tupi, aonde a natureza criou um belo parque ecológico, com matas, cachoeiras e lago, admirar o Rio Piracicaba com suas quedas do Mirante, e saborear um peixe de tambor na tradicional Rua do Porto, etc.
Só depois é que começámos, propriamente dito, com a entrevista: - Lynn, seus passatempos preferidos ... ?: - “Ler, escrever, viajar e navegar na Internet”. – Quando você era criança ... ?: - “Era muito briguenta, brincava nas pereiras do vizinho, pegava rabeira em caminhões (era uma criança levada !)”. – Sua melhor qualidade, e, seu maior defeito ... ?: - “Qualidade, sinceridade e bom amor; defeito, explosiva”. – E a característica que mais aprecia em si ... ?: -“Tenacidade”. – Enos outros ... ?: - “Sinceridade”. – Qual foi o maior desafio que aceitou até hoje ... ?: -“Encontrar-me interiormente”. – De que mais se orgulha ... ?: - “De ser eu mesma”. – Que vício gostaria de não ter ... ?: - “O de fumar”.
– Qual o cúmulo da beleza ... ?: - “O ser humano”. – E da fealdade ... ?: - “A miséria”. – O arrependimento mata ... ?: -“Não, mas ajuda a não cometer mais os mesmos erros”. – Uma imagem do passado que não quer esquecer no futuro ... ?: -“Passear pelas ruas de mãos dadas com meu pai”. – Qual a personagem que mais admira ... ?: -“Monteiro Lobato”. – As piadas às louras são injustas ... ?: -“Certamente, e preconceituosas também”. – O dia começa bem se ... ?: - “Se o espelho me sorrir !”. – “Que influência tem em si a queda da folha e a chegada do frio ... ?: -“A melancólica beleza do Outono e o conchego do frio”. – Como vai de amores ... ?: -“Amo-me”. – Como se auto-define ... ?: - “alegre, extrovertida, muito amiga e de excelente humor”.
– Que género de filme daria sua vida ... ?: - “Detetive”. – E se, de repente, lhe oferecerem flores, isso é ... ?: - “Carinho imenso !”. – Lynn, e em vez de flores lhe oferecessem um almoço ... ?: - “Carlos ! era excelente ! pois já estou com um certo nível de fome !”.
E uma senhora sem fome já é difícil, com fome então ... Saímos da parque e fomos até à Rua do Porto, ao restaurante Casa Velha, ao ar livre nas margens do Rio Piracicaba. Que deliciosa é a piapara no tambor ! A Lynn nãoabriu excepção e não bebeu um pouco de vinho branco fresco, de uma boa colheita da região, preferindo um suco de laranja ao natural, e menos ainda experimentou a famosa caninha de Piracicaba. Foi nos dizendo que seu prato favorito era o “Bacalhau com Natas”, mas que eu devia já estar farto de comer ... tivemos que lhe dizer que, embora português, não aprecio bacalhau, nem sardinhas e muito menos caracóis !. Continuámos neste local para terminar a entrevistas, saboreando um bom café, também da região. – Angela Nassim (Lynn), o que é para você o termo Esoterismo ... ?: - “Energia pura”.
– Acredita na reencarnação ... ?: -“Ainda não defino se acredito ou não”. – Acredita em fantasmas ou em “almas do outro mundo” ... ?: -“Sim, certamente”. – O Imaginário será um sonho da realidade ... ?: - “O Imaginário pode transformar-se em realidade (vidé Júlio Verne, e outros)”. – Acredita em histórias fantásticas ... ?: -“Depende até aonde vai a fantasia”. – Para você Deus existe ... ?: -“Certamente”. – Mudando de assunto: A Cultura será uma botija de oxigénio ... ?: -“Certamente”. – Que livro anda a ler ... ?: -“O Aleph” de Jorge Luis Borges”. – A Lynn tem Home Page ... ?: -“Tenho três: “Cantinho da Lynn” em
www.brasil.terravista.pt/Albufeira/3031 ;
“Cantinho dos Amigos da Lynn”, em
www.terravista.pt/Nazare/4009 ;
“Leitura de Cordel”, em
www.brasil.terravista.pt/Albufeira/3130 “. – Autores e livros preferidos ... : -“Entre muitos, muito, destaco só um “Olhai os Lírios do Campo” de Érico Veríssimo”. – Música e autores preferidos ... ?: - “Gosto muito de música, mas conforme os meus humores. Entretanto destaco “Raphsody” e “MPB” – Chico Buarque de Hollanda e tantos, tantos outros !”. – O filme comercial que mais gostou ... ?: - “Em Algum Lugar do Passado”. – E sua obra literária ... ?: -“Participei em antologias com algumas poesias: “Antologia Literária em Verso e Prosa” ll ; 4º volume da Antologia Painel Brasileiro de Novos Valores (1999 está em www.netyet.com.br/camara1 ) ; também na “Sensualidade da Língua” (2000) do Clube Jundiaieise. Sou Conselheira do Clube dos Escritores de Piracicaba (cadeira 36) e Membro Titular (cadeira 71) da Academia Literária de Botucatu (com patrono Mário Quintana”.
E assim falámos de: ANGELA A MIRANDOLA NASSIM (LYNN)
Nascida a 25 de Janeiro, contabilista de profissão.
NA PONTA DA LÍNGUA
“na ponta da língua / lambo minhas feridas / com um sorriso / sobrevivo / sonhos sepultos.
No muro da necrópole / a arte faz plástica / com pneus e heras.
O que eras ? / eram os sonhos / ali sepultados”
 

Formato de Carlos Leite Ribeiro – Marinha Grande - Portugal
 
 

 

Envie esta Página aos Amigos:

 

 

                                      

 

 

Por favor, assine o Livro de Visitas:

 

 

 

 

Todos os direitos reservados a Carlos Leite Ribeiro
Página criado por Iara Melo
http://www.iaramelo.com